Pular para o conteúdo principal

Se unir para gerar a própria energia!

Você sabia que diferentes empresas podem se unir para gerar a própria energia e economizar? Isso é possível graças a uma modalidade de energia solar instituída pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Trata-se da chamada geração compartilhada. Nela, os créditos gerados pelo sistema são compartilhados entre as empresas integrantes do projeto. No post de hoje entenda como funciona a geração compartilhada e como colocá-la em prática junto com empresários da sua região.

O que é geração compartilhada?
Criada em 2015, através da Resolução Normativa nº 687 da ANEEL, a geração compartilhada é uma modalidade de geração distribuída de energia solar.

Já falamos sobre a geração distribuída aqui no blog, mas para lembrar rapidamente, trata-se da decisão de não se sujeitar às políticas governamentais que impactam diretamente no preço das contas e nem ser obrigado a comprar a energia da concessionária, a partir do momento que há a geração da própria eletricidade.

Na geração compartilhada, dois ou mais consumidores (pessoas físicas ou jurídicas) passam a compartilhar energia gerada em um único sistema fotovoltaico – mas todos precisam estar na mesma área de concessão da distribuidora.

Para que a geração compartilhada passe a vigorar, esses consumidores precisam se unir em consórcio ou cooperativa, e o sistema fotovoltaico deve ser instalado em um terreno diferente das sedes das empresas.

Após instalado, os créditos gerados pela usina (o local onde ocorrerá a minigeração ou microgeração de energia solar) passam a ser compartilhados entre as empresas integrantes do consórcio. O excedente que for produzido gera créditos em quilowatt-hora (kWh), que passam a constar na fatura seguinte e podem ser consumidos em até 60 meses.
Vamos a um exemplo prático: você, proprietário de um comércio, quer gerar a própria energia e, então, se une a outros empresários da sua região por meio de consórcio ou cooperativa para juntos, investirem na instalação de um sistema de energia solar que vai beneficiar e proporcionar economia nas contas mensais.
O sistema precisará ser instalado em um terreno em local diferente das sedes de suas empresas (pode ser até em uma propriedade rural, por exemplo), e lá passará, portanto, a ser a usina de geração de energia.

Toda energia gerada será, então, compensada nas unidades consumidoras de todos os participantes do consócio. Dependendo da capacidade de geração instalada, pode-se economizar até 95% na conta de energia.

O que fazer para gerar a própria energia no sistema geração compartilhada
Agora que você já sabe que pode se unir para gerar a própria energia e economizar junto com outros empreendedores da sua região, por onde começar?

1. Entenda o que é Consórcio e Cooperativa para Geração Distribuída
Por conta de muitas dúvidas que surgiram, recentemente, a Procuradoria Federal junto à ANEEL emitiu alguns esclarecimentos sobre essas formas de união entre as empresas.
Segundo o parecer, a constituição de consórcios deve observar as seguintes leis:
Já para cooperativas, as regras gerais da constituição de cooperativas são os artigos 1.093 a 1.096 do Código Civil e a Lei nº 5.764/71.
Na hora de formalizar o contrato da cooperativa ou do consórcio, deve-se observar o modelo que está na Lei nº 11.795/2008, seja para fins jurídicos ou para fins previstos no parágrafo 6º do artigo 4º da Resolução Normativa nº 482/2012 da ANEEL.
2. Contrate uma empresa de energia solar para realizar o projeto
O projeto de instalação da energia solar é fundamental tanto para a formalização do contrato junto à distribuidora de energia da região quanto para vocês saberem qual valor precisarão investir para gerar a própria energia.
Desse modo, a empresa de energia solar vai realizar um estudo para definir a capacidade mínima que precisa ser instalada para atender a todas as empresas integrantes do consórcio / cooperativa.
Uma ótima notícia é que, atualmente, existem várias linhas de financiamento disponíveis em instituições financeiras a juros bem atraentes.

3. Defina o local da instalação da usina geradora da energia solar
Lembre-se de que, para gerar a própria energia por meio da geração compartilhada, o consórcio ou cooperativa deve escolher um local que não seja a sede de nenhuma de suas empresas integrantes.

Caso o terreno escolhido não seja de propriedade de nenhuma das empresas, é preciso verificar se ele está cadastrado na distribuidora de energia que atende a região. Desse modo o proprietário, o locatário ou o arrendatário solicitará a conexão junto à distribuidora como unidade consumidora.


Um detalhe importante: o terreno onde a usina será instalada não precisa ter consumo local de energia, pois ele apenas a fornecerá para as unidades cadastradas. Nesse caso, existirá apenas a contratação da potência, que será disponibilizada pela distribuidora.

Obs. 
a - É com essa estratégia que apostamos num projeto que visa a conquista da casa própria + os benefícios da energia solar através da COOPERATIVA HABITACIONAL & ENERGIA SOLAR! 

b - Se você se interessou pelo assunto estamos a sua disposição para lhe oferecer a solução completa: Orientação + Entendendo a sua conta de Luz + Simulando o custo da instalação de energia solar + Orçamento e Projeto Fotovoltaico de Instalação do Painel Solar + A Instalação do Sistema de Energia Solar = Desconto de até 95% da sua conta de luz nos próximos 25 anos de energia solar pra você!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consultoria especializada em regularização de imóveis, realiza reunião com o Secretário Carlos Muniz

A Reunião de trabalho no gabinete do Secretário de Política Urbana e Licenciamento do Recife, Carlos Muniz, nessa segunda-feira, 04/12/2023, às 14h, teve como tema "os problemas e soluções perante a atual legislação do Recife, na Regularização de imóveis, situados em áreas ZEIS, com atividades de educação infantil ou com proposta em processo de análise por conta do edital de chamamento público de 2023 da secretaria de educação do Recife."      O encontro foi prescindido de debates no conselho municipal de educação do Recife, com fundamentos na PORTARIA Nº 1047 DE 26 DE MAIO DE 2023 em vista do Edital de Chamamento Público nº 016/2022, que define prazo até o dia 31 de dezembro de 2023 de autorização para funcionamento de forma excepcional no âmbito da rede municipal de ensino.      A Conselheira municipal de Educação, professora Alíria, destacou: “O objetivo maior dessa força tarefa é garantir que cheguemos na etapa de solicitação de alvarás de funcionamento dessas instituiçõe

30 anos da comunidade Católica Boa Nova

A missa de Celebração dos 30 anos da comunidade Católica boa nova, foi presidida por Dom Magnus, Bispo da Diocese de Salgueiro. Houve outras presenças de Bispos e Padres que fizeram parte desse momento de celebração. O palco da grande festa se deu na Casa Mãe da Comunidade Católica Boa Nova (Sede) BR 101, Km 88 Sentido Jaboatão – Cabo de Santo Agostinho na Região Metropolitana de Recife.   Hamilton, Fundador da Comunidade Católica Boa Nova Logo no início o fundador da comunidade católica boa nova Hamilton Apolônio ao dar   boas - vindas a mais de 2 mil pessoas presentes, informou que por motivo de doença temporária o Arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido não se faria presente as celebrações, que foi representado pelo Padre Luciano Brito, Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital.   A presença dos bispos na celebração A mão do outro é a mão de Jesus pr

Onde estão mais idosos, mais jovens e mais crianças em Recife?

No ano de 2020 o IBGE volta a conferir dados importantes da população brasileira. Enquanto isso vamos destacar dados do último censo. Segundo o censo  Os Bairros com mais idosos de Recife em 2010 eram: Boa Viagem =14.259 Várzea = 4.579 Cohab = 4.508 Cordeiro = 3.746 Iputinga = 3.393 Casa Amarela = 3.385 Imbiribeira = 3.347 Ipsep = 3.279 água Fria = 3.221 Afogados = 3.083 Campo Grande = 2.893 Ibura = 2.835 Jardim São Paulo = 2.817 Segundo o Censo 2010, os  Bairros com mais jovens em Recife  eram: Boa Viagem = 19.053 Cohab = 15.812 Várzea = 14.866 Ibura = 2.553 Iputinga = 11.223 Imbiribeira = 10.818 água Fria = 10.360 Nova Descoberta = 8.211 Dois Unidos = 8.193 Cordeiro = 7.780 Afogados = 7.724 Torrões = 7.684 Barro = 7.643 Em 2010, os Bairros com mais crianças em Recife: Boa Viagem = 6146 Cohab = 4508 Várzea = 4439 Ibura =3594 Iputinga =3445 Imbiribeira =3347 água Fria = 3091 Cordeiro =247