Pular para o conteúdo principal

Responsabilidade Social


responsabilidade social é um conceito amplo, relativo a empresas que além de manterem o seu negócio, se preocupam com o desenvolvimento social de todas as pessoas ou coisas envolvidas em sua cadeia de produção como comunidade, consumidores, meio ambiente, governo, etc. Esse conceito, disseminado a partir da década de 1990, no decorrer dos tempos tem sido distorcido em benefício de pequenos grupos para ganharem vantagem competitiva. Esse tema só começou a ser discutido na primeira década do século XX por Charles Eliot, John Clarck e Arthur Hakley, apesar de não ter evoluído, pois as ideias desses pensadores eram consideradas de caráter socialista.

Foi nos Estados Unidos, em 1953 com o livro Social Responsabilities of the Businessman, escrito por Howard Bowen que o conceito começou a se expandir e já na década de 70 surgem instituições famosas dos EUA para aprofundar o estudo sobre o tema.
Quando falamos de responsabilidade social, já associamos às empresas que ajudam instituições carentes com doações, desenvolvem projetos que ajudem as pessoas necessitadas. Mas o conceito é muito mais amplo do que isso. Não é somente doar materiais e recursos financeiros que uma pessoa estará exercendo a sua responsabilidade social. A empresa, antes de mais nada, deve de maneira ética e transparente, defender acima de tudo os valores e princípios da sociedade, além de criar estratégias e projetos responsáveis que atenda a todos os setores que está relacionada (público interno e externo).
As doações feitas pelas empresas à instituições são ações sociais consideradas filantrópicas (ajudar, dar assistência). Muitas dessas ações são esporádicas, causando uma ruptura na comunidade, já que a empresa não dá continuidade ao processo. Ex.: A campanha do agasalho no inverno.
Em responsabilidade social, a empresa deve buscar de forma estratégica, soluções para atender as necessidades sociais para que tanto o lucro da empresa, quanto o bem estar da sociedade e a satisfação do cliente sejam atendidos, ou seja, tanto sociedade, quanto empresa se comprometem gerando um relacionamento sólido e repleto de benefícios e desenvolvimento da sociedade.
Com as mudanças sociais e tecnológicas ocorrendo no mundo, essa nova forma de pensar, adotada por algumas empresas, tornam-se o seu diferencial e ela se torna mais competitiva frente aos seus concorrentes. Esse novo conceito reforça os princípios éticos, culturais, econômicos e a transparência nas relações sociais e se torna uma nova forma de gestão empresarial que envolve o desenvolvimento sustentável com a utilização do lixo reciclável, a redução na emissão de poluentes e o uso de energias renováveis, como a substituição da energia elétrica por aquecedor solar.
No Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, realizado em 1998, na Holanda, esse conceito foi abordado e inserido na pauta como fundamental para o desenvolvimento econômico dos países em harmonia com a qualidade de vida da sociedade como um todo. Uma forma de responsabilidade socioambiental, sem comprometer um futuro das próximas gerações, é o pensar de modo sustentável.
Para contribuir então de forma efetiva, uma empresa deve pensar em práticas de Governança Corporativa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, é um sistema pelo qual as organizações são geridas, monitoradas e incentivadas no relacionamento entre todos os níveis empresariais para garantir o seu desenvolvimento e preservar os seus princípios. Para tanto, são essenciais a busca de princípios como transparência (disponibilizar a informação certa a todas as partes interessadas), equidade (tratar a todos de forma justa), prestação de contas (se responsabilizar por seus atos e omissões), responsabilidade corporativa (os líderes devem zelar pela sustentabilidade incorporando-a nas operações e nos negócios).
Veja algumas práticas de responsabilidade socioambiental:
1. Cuidar e respeitar o meio ambiente;
2. Planejar ações que incentive o desenvolvimento sustentável;
3. Exercer os princípios de governança corporativa, tanto dentro, quanto fora da empresa;
4. Fazer parcerias com entidades não governamentais, ou seja, criar redes responsáveis;
5. Realização de projetos voluntários ou doações de recursos para a comunidade. Essa ação é chamada de Investimento Social Privado.
No Brasil, a preocupação com a responsabilidade social surgiu na década de 60 a partir de vários movimentos empresariais de incentivo à pratica de ações sociais. Assim, surgiram a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) em São Paulo; a Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social (FIDES); o Instituto Brasileira de Análises Sociais e Econômicas (IBASE); Grupo Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, dentre outros. Este último, foi uma das principais instituições a promover e incentivar o pensamento responsável dentro das empresas, criando práticas e políticas relacionada aos negócios e trabalhando em conjunto com a sociedade.
A partir daí, várias empresas começaram a criar suas fundações e institutos. Inicialmente, essas práticas foram vistas com maus olhos, uma forma de marketing empresarial apenas para autopromoção. Depois, o conceito foi ajustado, e muitas delas criaram seus projetos e ações e a responsabilidade social passou a gerar um retorno não somente em dinheiro para a empresa, mas um lucro social.

Você conhece alguma empresa que pratica a responsabilidade social?
A empresa que você trabalha já tem o programa de responsabilidade social?
Você acha importante as empresas desenvolverem projetos de responsabilidade social nas comunidades?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consultoria especializada em regularização de imóveis, realiza reunião com o Secretário Carlos Muniz

A Reunião de trabalho no gabinete do Secretário de Política Urbana e Licenciamento do Recife, Carlos Muniz, nessa segunda-feira, 04/12/2023, às 14h, teve como tema "os problemas e soluções perante a atual legislação do Recife, na Regularização de imóveis, situados em áreas ZEIS, com atividades de educação infantil ou com proposta em processo de análise por conta do edital de chamamento público de 2023 da secretaria de educação do Recife."      O encontro foi prescindido de debates no conselho municipal de educação do Recife, com fundamentos na PORTARIA Nº 1047 DE 26 DE MAIO DE 2023 em vista do Edital de Chamamento Público nº 016/2022, que define prazo até o dia 31 de dezembro de 2023 de autorização para funcionamento de forma excepcional no âmbito da rede municipal de ensino.      A Conselheira municipal de Educação, professora Alíria, destacou: “O objetivo maior dessa força tarefa é garantir que cheguemos na etapa de solicitação de alvarás de funcionamento dessas instituiçõe

30 anos da comunidade Católica Boa Nova

A missa de Celebração dos 30 anos da comunidade Católica boa nova, foi presidida por Dom Magnus, Bispo da Diocese de Salgueiro. Houve outras presenças de Bispos e Padres que fizeram parte desse momento de celebração. O palco da grande festa se deu na Casa Mãe da Comunidade Católica Boa Nova (Sede) BR 101, Km 88 Sentido Jaboatão – Cabo de Santo Agostinho na Região Metropolitana de Recife.   Hamilton, Fundador da Comunidade Católica Boa Nova Logo no início o fundador da comunidade católica boa nova Hamilton Apolônio ao dar   boas - vindas a mais de 2 mil pessoas presentes, informou que por motivo de doença temporária o Arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido não se faria presente as celebrações, que foi representado pelo Padre Luciano Brito, Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital.   A presença dos bispos na celebração A mão do outro é a mão de Jesus pr

Onde estão mais idosos, mais jovens e mais crianças em Recife?

No ano de 2020 o IBGE volta a conferir dados importantes da população brasileira. Enquanto isso vamos destacar dados do último censo. Segundo o censo  Os Bairros com mais idosos de Recife em 2010 eram: Boa Viagem =14.259 Várzea = 4.579 Cohab = 4.508 Cordeiro = 3.746 Iputinga = 3.393 Casa Amarela = 3.385 Imbiribeira = 3.347 Ipsep = 3.279 água Fria = 3.221 Afogados = 3.083 Campo Grande = 2.893 Ibura = 2.835 Jardim São Paulo = 2.817 Segundo o Censo 2010, os  Bairros com mais jovens em Recife  eram: Boa Viagem = 19.053 Cohab = 15.812 Várzea = 14.866 Ibura = 2.553 Iputinga = 11.223 Imbiribeira = 10.818 água Fria = 10.360 Nova Descoberta = 8.211 Dois Unidos = 8.193 Cordeiro = 7.780 Afogados = 7.724 Torrões = 7.684 Barro = 7.643 Em 2010, os Bairros com mais crianças em Recife: Boa Viagem = 6146 Cohab = 4508 Várzea = 4439 Ibura =3594 Iputinga =3445 Imbiribeira =3347 água Fria = 3091 Cordeiro =247