Pular para o conteúdo principal

Defesa Civil


A organização sistêmica da defesa civil no Brasil, se deu pela criação do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), em 1988, sendo reorganizado em agosto de 1993 e atualizado em 2005. Em novembro de 2009, por ocasião do V DEFENSIL, foi prestada uma homenagem de reconhecimento ao Dr. Antônio Luíz Coimbra de Castro idealizador da Política Nacional de Defesa Civil no Brasil.


O que é a defesa civil?
A defesa ou proteção civil constitui o processo contínuo pelo qual todos os indivíduos, grupos e comunidades gerem os perigos num esforço de evitar ou de amenizar o impacto resultante da concretização daqueles perigos. As ações a tomar dependem em parte das percepções do risco por parte dos a ele expostos. Uma defesa ou proteção civil eficiente baseia-se na integração de planos de emergência, com envolvimento de agentes governamentais e não governamentais a todos os níveis.
As atividades desenvolvidas a qualquer nível irão afetar os outros níveis. É comum colocar a responsabilidade pela defesa ou proteção civil governamental a cargo de instituições especializadas ou integrada na estrutura convencional dos serviços de emergência.
Contudo a defesa ou proteção civil deverá começar no nível mais baixo e só deverá passar para o próximo nível organizacional quando os recursos do nível antecedente estiverem esgotados.

Entre as principais ações da Defesa Civil podem ser destacadas:
Preparação:
Mitigação:
Prevenção: medidas adotadas visando a não ocorrência de desastres ou a preparação da população para os inevitáveis;
Resposta: quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida por desastres;
Recuperação: investimentos que objetivam o retorno, no menor tempo possível, das condições de vida comunitária existentes antes dos eventos.

Toda experiência adquirida durante desastres mostra a importância das ações preventivas, o que deve ser feito através da realização de:
Cursos;
Publicação de matérias técnicas e informativas;
Realização de eventos;
Desenvolvimento de Planos Preventivos diversos;
Desenvolvimento de Planos de Contingência;
Planos Preventivos para Defesa Civil Específicos para desabamentos;
Planos Preventivos de Defesa Civil para Enchentes;
Plano Preventivo de Defesa Civil para acidentes dos mais diversos (Químicos, radioativos, etc.);
Treinamentos e palestras em comunidades e Escolas;
Demonstrações públicas de equipamentos e de ações através de simulações para cativar a população, desta forma angariar novos voluntários;
Simulacros.
 
Como está organizada a Defesa Civil
“O manual, elaborado pela Casa Militar, através da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado, tem como base a lei federal nº 12.608, de 10 de abril de 2012, que visa implantar um modelo de gestão relacionado à Defesa Civil em casos de desastres.”
A defesa Civil do Moreno tem trabalhado duro nesse inverno de 2019:
A Prefeitura do Moreno mobilizou cerca de 100 profissionais de órgãos como a Defesa Civil e das Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde, Obras e Serviços Públicos e Educação. Desde os primeiros dias de chuva, os profissionais participaram do monitoramento dos índices pluviométricos no município.
Ação da defesa civil do Moreno

Segundo registro da Defesa Civil Municipal, o índice de precipitação em Moreno foi muito acima do esperado para o período. “Para se ter uma ideia, choveu em 24 horas o que era esperado para 11 dias, é um volume muito grande que trouxe preocupação para nossa equipe”, explica Marcondes Barros, gerente da Defesa Civil do Moreno.
Defesa civil do Moreno em ação

A Defesa Civil municipal atuou em Instalações de lonas plásticas nas residências que foram atingidas com deslizamento e intervenções pontuais foram realizadas nos bairros do Alto das Estrelas, Olaria, Centro Social Urbano, Beira Rio, João Paulo II, Galinha d’agua e nos Altos da Maternidade e Santo Antônio. Na operação, a equipe também realizou a remoção de seis muros que desabaram, o isolamento da entrada da cidade motivada pelo tombamento de uma árvore e vistorias para identificação de risco nas moradias afetadas pela chuva.


Fonte: Prefeitura do Moreno e Codecipe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consultoria especializada em regularização de imóveis, realiza reunião com o Secretário Carlos Muniz

A Reunião de trabalho no gabinete do Secretário de Política Urbana e Licenciamento do Recife, Carlos Muniz, nessa segunda-feira, 04/12/2023, às 14h, teve como tema "os problemas e soluções perante a atual legislação do Recife, na Regularização de imóveis, situados em áreas ZEIS, com atividades de educação infantil ou com proposta em processo de análise por conta do edital de chamamento público de 2023 da secretaria de educação do Recife."      O encontro foi prescindido de debates no conselho municipal de educação do Recife, com fundamentos na PORTARIA Nº 1047 DE 26 DE MAIO DE 2023 em vista do Edital de Chamamento Público nº 016/2022, que define prazo até o dia 31 de dezembro de 2023 de autorização para funcionamento de forma excepcional no âmbito da rede municipal de ensino.      A Conselheira municipal de Educação, professora Alíria, destacou: “O objetivo maior dessa força tarefa é garantir que cheguemos na etapa de solicitação de alvarás de funcionamento dessas instituiçõe

30 anos da comunidade Católica Boa Nova

A missa de Celebração dos 30 anos da comunidade Católica boa nova, foi presidida por Dom Magnus, Bispo da Diocese de Salgueiro. Houve outras presenças de Bispos e Padres que fizeram parte desse momento de celebração. O palco da grande festa se deu na Casa Mãe da Comunidade Católica Boa Nova (Sede) BR 101, Km 88 Sentido Jaboatão – Cabo de Santo Agostinho na Região Metropolitana de Recife.   Hamilton, Fundador da Comunidade Católica Boa Nova Logo no início o fundador da comunidade católica boa nova Hamilton Apolônio ao dar   boas - vindas a mais de 2 mil pessoas presentes, informou que por motivo de doença temporária o Arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido não se faria presente as celebrações, que foi representado pelo Padre Luciano Brito, Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital.   A presença dos bispos na celebração A mão do outro é a mão de Jesus pr

Onde estão mais idosos, mais jovens e mais crianças em Recife?

No ano de 2020 o IBGE volta a conferir dados importantes da população brasileira. Enquanto isso vamos destacar dados do último censo. Segundo o censo  Os Bairros com mais idosos de Recife em 2010 eram: Boa Viagem =14.259 Várzea = 4.579 Cohab = 4.508 Cordeiro = 3.746 Iputinga = 3.393 Casa Amarela = 3.385 Imbiribeira = 3.347 Ipsep = 3.279 água Fria = 3.221 Afogados = 3.083 Campo Grande = 2.893 Ibura = 2.835 Jardim São Paulo = 2.817 Segundo o Censo 2010, os  Bairros com mais jovens em Recife  eram: Boa Viagem = 19.053 Cohab = 15.812 Várzea = 14.866 Ibura = 2.553 Iputinga = 11.223 Imbiribeira = 10.818 água Fria = 10.360 Nova Descoberta = 8.211 Dois Unidos = 8.193 Cordeiro = 7.780 Afogados = 7.724 Torrões = 7.684 Barro = 7.643 Em 2010, os Bairros com mais crianças em Recife: Boa Viagem = 6146 Cohab = 4508 Várzea = 4439 Ibura =3594 Iputinga =3445 Imbiribeira =3347 água Fria = 3091 Cordeiro =247