Pular para o conteúdo principal

Defesa Civil


A organização sistêmica da defesa civil no Brasil, se deu pela criação do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), em 1988, sendo reorganizado em agosto de 1993 e atualizado em 2005. Em novembro de 2009, por ocasião do V DEFENSIL, foi prestada uma homenagem de reconhecimento ao Dr. Antônio Luíz Coimbra de Castro idealizador da Política Nacional de Defesa Civil no Brasil.


O que é a defesa civil?
A defesa ou proteção civil constitui o processo contínuo pelo qual todos os indivíduos, grupos e comunidades gerem os perigos num esforço de evitar ou de amenizar o impacto resultante da concretização daqueles perigos. As ações a tomar dependem em parte das percepções do risco por parte dos a ele expostos. Uma defesa ou proteção civil eficiente baseia-se na integração de planos de emergência, com envolvimento de agentes governamentais e não governamentais a todos os níveis.
As atividades desenvolvidas a qualquer nível irão afetar os outros níveis. É comum colocar a responsabilidade pela defesa ou proteção civil governamental a cargo de instituições especializadas ou integrada na estrutura convencional dos serviços de emergência.
Contudo a defesa ou proteção civil deverá começar no nível mais baixo e só deverá passar para o próximo nível organizacional quando os recursos do nível antecedente estiverem esgotados.

Entre as principais ações da Defesa Civil podem ser destacadas:
Preparação:
Mitigação:
Prevenção: medidas adotadas visando a não ocorrência de desastres ou a preparação da população para os inevitáveis;
Resposta: quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida por desastres;
Recuperação: investimentos que objetivam o retorno, no menor tempo possível, das condições de vida comunitária existentes antes dos eventos.

Toda experiência adquirida durante desastres mostra a importância das ações preventivas, o que deve ser feito através da realização de:
Cursos;
Publicação de matérias técnicas e informativas;
Realização de eventos;
Desenvolvimento de Planos Preventivos diversos;
Desenvolvimento de Planos de Contingência;
Planos Preventivos para Defesa Civil Específicos para desabamentos;
Planos Preventivos de Defesa Civil para Enchentes;
Plano Preventivo de Defesa Civil para acidentes dos mais diversos (Químicos, radioativos, etc.);
Treinamentos e palestras em comunidades e Escolas;
Demonstrações públicas de equipamentos e de ações através de simulações para cativar a população, desta forma angariar novos voluntários;
Simulacros.
 
Como está organizada a Defesa Civil
“O manual, elaborado pela Casa Militar, através da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado, tem como base a lei federal nº 12.608, de 10 de abril de 2012, que visa implantar um modelo de gestão relacionado à Defesa Civil em casos de desastres.”
A defesa Civil do Moreno tem trabalhado duro nesse inverno de 2019:
A Prefeitura do Moreno mobilizou cerca de 100 profissionais de órgãos como a Defesa Civil e das Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde, Obras e Serviços Públicos e Educação. Desde os primeiros dias de chuva, os profissionais participaram do monitoramento dos índices pluviométricos no município.
Ação da defesa civil do Moreno

Segundo registro da Defesa Civil Municipal, o índice de precipitação em Moreno foi muito acima do esperado para o período. “Para se ter uma ideia, choveu em 24 horas o que era esperado para 11 dias, é um volume muito grande que trouxe preocupação para nossa equipe”, explica Marcondes Barros, gerente da Defesa Civil do Moreno.
Defesa civil do Moreno em ação

A Defesa Civil municipal atuou em Instalações de lonas plásticas nas residências que foram atingidas com deslizamento e intervenções pontuais foram realizadas nos bairros do Alto das Estrelas, Olaria, Centro Social Urbano, Beira Rio, João Paulo II, Galinha d’agua e nos Altos da Maternidade e Santo Antônio. Na operação, a equipe também realizou a remoção de seis muros que desabaram, o isolamento da entrada da cidade motivada pelo tombamento de uma árvore e vistorias para identificação de risco nas moradias afetadas pela chuva.


Fonte: Prefeitura do Moreno e Codecipe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As principais diferenças entre associação e cooperativa

É fundamental entender a diferença entre cooperativa e associação para adequar-se ao modelo desejado. A principal diferença entre uma e outra está na natureza dos dois processos. As associações são indicadas para levar adiante uma atividade social, o gerenciamento é mais simples e o custo de registro, menor e têm como finalidade a promoção de: •           assistência social; •           educacional; •           cultural; •           representação política; •           defesa de interesses de classe; •           filantropia. Já as cooperativas têm um objetivo essencialmente econômico, e seu principal foco é viabilizar o negócio produtivo dos associados no mercado, além de ser o meio mais adequado...

Doações de mercadorias apreendidas pela Receita Federal

Com a entrada em vigor da Lei nº 13.019/14, a possibilidade de receber doações de bens móveis considerados irrecuperáveis, apreendidos, abandonados ou disponíveis, administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, que até então era restrita às entidades que possuíam o título de Utilidade Pública Federal – UPF, ou a qualificação como Organização da Sociedade Civil de interesse público – OSCIP, foi estendido para as entidades caracterizadas como Organizações da Sociedade Civil – OSC, desde que não estejam registradas no CEPIM – Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas, do Governo Federal.   Apreensões da Receita Federal do Brasil De acordo com essa lei, que também revogou o título de UPF, são consideradas OSC as entidades privadas sem fins lucrativos, alguns tipos de cooperativa, e as organizações religiosas que possuam cunho social além do religioso. Entidades privadas sem fins lucrativos São caracterizadas como OSC, com base na L...

Crowdfunding: o que é e como funciona o financiamento coletivo

Em algum momento da sua trajetória empreendedora você deve ter se deparado com o termo crowdfunding . A tradicional “vaquinha” se modernizou, ganhou um novo nome e veio quebrar paradigmas econômicos, dando ao microempreendedor a oportunidade de angariar fundos para um projeto de maneira muito mais simples, sem as burocracias de investidores e empréstimos bancários. O que significa crowdfunding? O termo crowdfunding vem do inglês e significa, literalmente, “financiamento pela multidão”. Assista o vídeo pra entender melhor :  https://youtu.be/F-6pJrIZ0wU   ou ouça o áudio :  https://soundcloud.com/user-916433734/a-diferenca-entre-equity-crowdfunding-e-financiamento-coletivo-no-brasil O que é crowdfunding? O crowdfunding , ou financiamento coletivo , é uma maneira de conseguir recursos para a realização de projetos, que podem ser voltados para a criação de uma empresa, apoio a uma causa social, realização de eventos, desenvolvimento de produtos, e...