Pular para o conteúdo principal

O que são movimentos sociais?


Um movimento social é uma forma de expressão da sociedade civil, por meio da qual os cidadãos participantes buscam, em ações coletivas, alcançar diversos tipos de mudanças na sociedade. Isso acontece por meio de debates políticos e manifestações.
Os movimentos sociais são elementos fundamentais das sociedades plurais, pois agem coletivamente, como uma estratégia de resistência e luta perante as desigualdades, buscando inclusão social. Esses movimentos são populares e podem envolver a atuação de diversos grupos internos, que agem em diversas frentes em busca do mesmo objetivo.

Características dos movimentos sociais
São várias as características dos movimentos sociais, de modo que muitos deles podem apresentar diferenças específicas. Entretanto, é possível observar alguns pontos em comum para qualquer tipo de movimento social, como:
Ideologia: é a base de pensamento que reúne os cidadãos em torno de um objetivo em comum. Um pensamento ideológico comum guia e auxilia na articulação de grupos sociais em prol do mesmo movimento;
Projeto: o projeto de um movimento social é o que contém todo e qualquer objetivo e reivindicação do grupo. Ele é um dos pilares que motivam a organização de um movimento, servindo como pauta para as demandas da sociedade;
Hierarquia: a organização hierárquica de um movimento social pode ser centralizada ou descentralizada, apresentando um ou mais líderes. É extremamente importante que os movimentos sociais verdadeiramente organizados tenham uma “cara”, principalmente para a abertura de diálogo com o Estado.

Tipos de movimentos sociais
Os movimentos sociais podem ser classificados de acordo com seus objetivos, sendo possível separá-los em três tipos diferentes. São estes:
Movimentos reivindicatórios, que focam as ações na exigência de questões de cunho imediato e de curto prazo. Geralmente, lançam mão da pressão pública para forçar instituições a modificar dispositivos e instrumentos legais buscando favorecer seus objetivos;
Movimentos políticos, que buscam influenciar as camadas da população a participar diretamente das decisões políticas, com o objetivo de garantir transformações de cunho estrutural na sociedade em que estão inseridos;
Movimentos de classe, que têm como objetivo alterar a organização social e, também, as relações entre as diferentes camadas da sociedade.
Movimentos sociais no Brasil
Enquanto país em desenvolvimento, o Brasil apresenta um contexto sociopolítico de grande desigualdade e injustiças sociais. Por isso, é natural que existam diversos movimentos sociais, buscando alterar esse cenário estabelecido há muito tempo.
Apesar de ser possível considerar as diversas revoltas na história do país como movimentos sociais brasileiros, a organização dessas organizações, como as conhecemos hoje em dia, ganhou força, particularmente, a partir da década de 1960.

Exemplos de movimentos sociais
Com o Golpe Militar e o consequente estabelecimento da Ditadura Militar (1964-1985), a população se encontrava em um contexto no qual era necessário se organizar para reivindicar seus direitos.
Nesse período histórico, um dos movimentos sociais de maior destaque foi o das Diretas Já!, durante a redemocratização, que exigia o estabelecimento de eleições diretas. Esse movimento levou milhões de brasileiros às ruas.
Mas as Diretas não foi o único movimento a ganhar força nessa época. O contexto brasileiro faz com que possamos destacar alguns movimentos organizados e extremamente importantes para a sociedade civil, como o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o movimento Passe Livre e diversas ONGs.
Além desses movimentos mais organizados, ainda existem diversos outros grupos que se expressam por meio de manifestações e outras formas de comunicação na sociedade civil, como os movimentos pelos direitos dos negros, dos povos indígenas, das mulheres e da população LGBTI+.
Os movimentos sociais, em um Estado Democrático de Direito, são peças fundamentais enquanto entidades de mediação entre grupos minoritários e o próprio Estado. Tornam-se ferramentas cruciais pela busca de direitos e pela diminuição das desigualdades presentes em diversos países.
Independentemente da concordância ou não de suas causas por parte da opinião popular, a existência dos movimentos sociais deve ser garantida por lei dentro de um Estado verdadeiramente democrático, uma vez que este necessita também da legitimação por parte da sociedade para exercer suas funções de governo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consultoria especializada em regularização de imóveis, realiza reunião com o Secretário Carlos Muniz

A Reunião de trabalho no gabinete do Secretário de Política Urbana e Licenciamento do Recife, Carlos Muniz, nessa segunda-feira, 04/12/2023, às 14h, teve como tema "os problemas e soluções perante a atual legislação do Recife, na Regularização de imóveis, situados em áreas ZEIS, com atividades de educação infantil ou com proposta em processo de análise por conta do edital de chamamento público de 2023 da secretaria de educação do Recife."      O encontro foi prescindido de debates no conselho municipal de educação do Recife, com fundamentos na PORTARIA Nº 1047 DE 26 DE MAIO DE 2023 em vista do Edital de Chamamento Público nº 016/2022, que define prazo até o dia 31 de dezembro de 2023 de autorização para funcionamento de forma excepcional no âmbito da rede municipal de ensino.      A Conselheira municipal de Educação, professora Alíria, destacou: “O objetivo maior dessa força tarefa é garantir que cheguemos na etapa de solicitação de alvarás de funcionamento dessas instituiçõe

30 anos da comunidade Católica Boa Nova

A missa de Celebração dos 30 anos da comunidade Católica boa nova, foi presidida por Dom Magnus, Bispo da Diocese de Salgueiro. Houve outras presenças de Bispos e Padres que fizeram parte desse momento de celebração. O palco da grande festa se deu na Casa Mãe da Comunidade Católica Boa Nova (Sede) BR 101, Km 88 Sentido Jaboatão – Cabo de Santo Agostinho na Região Metropolitana de Recife.   Hamilton, Fundador da Comunidade Católica Boa Nova Logo no início o fundador da comunidade católica boa nova Hamilton Apolônio ao dar   boas - vindas a mais de 2 mil pessoas presentes, informou que por motivo de doença temporária o Arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido não se faria presente as celebrações, que foi representado pelo Padre Luciano Brito, Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital.   A presença dos bispos na celebração A mão do outro é a mão de Jesus pr

Onde estão mais idosos, mais jovens e mais crianças em Recife?

No ano de 2020 o IBGE volta a conferir dados importantes da população brasileira. Enquanto isso vamos destacar dados do último censo. Segundo o censo  Os Bairros com mais idosos de Recife em 2010 eram: Boa Viagem =14.259 Várzea = 4.579 Cohab = 4.508 Cordeiro = 3.746 Iputinga = 3.393 Casa Amarela = 3.385 Imbiribeira = 3.347 Ipsep = 3.279 água Fria = 3.221 Afogados = 3.083 Campo Grande = 2.893 Ibura = 2.835 Jardim São Paulo = 2.817 Segundo o Censo 2010, os  Bairros com mais jovens em Recife  eram: Boa Viagem = 19.053 Cohab = 15.812 Várzea = 14.866 Ibura = 2.553 Iputinga = 11.223 Imbiribeira = 10.818 água Fria = 10.360 Nova Descoberta = 8.211 Dois Unidos = 8.193 Cordeiro = 7.780 Afogados = 7.724 Torrões = 7.684 Barro = 7.643 Em 2010, os Bairros com mais crianças em Recife: Boa Viagem = 6146 Cohab = 4508 Várzea = 4439 Ibura =3594 Iputinga =3445 Imbiribeira =3347 água Fria = 3091 Cordeiro =247