Pular para o conteúdo principal

AEEC/PE rumo aos 34 anos


Em 02 de outubro de 1985 nascia e se constituía a Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias de Pernambuco – AEEC/PE

Escolas comunitárias de Pernambuco surgiram como uma alternativa de educação, para atender as crianças e adolescentes que estavam fora das escolas, inicialmente dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Recife.

A conquista da cidadania através da consecução dos direitos inalienáveis (educação, saúde, lazer, moradia, trabalho), assegurados pela constituição federal, tem sido um dos principais marcos da organização das comunidades, das escolas comunitárias e dos educadores que as constitui.

 A metodologia aplicada nas escolas foi construída durante o processo de ensino aprendizagem e é inspirado na identidade de classe existente entre professores e alunos, no resgate dos valores socioculturais e políticos das comunidades, no fortalecimento da autoestima dos alunos, e principalmente no conhecimento dos direitos constitucionais já conquistados pela população.

 A organização da comunidade, tanto para validar esses direitos, como para propor e participar na formulação de políticas públicas favoráveis a esse grupo social é o produto esperado.

A AEEC/PE assume o desafio da “Educação como instrumento de construção de cidadania e conquista de direitos” e tem a compreensão de Socialização das políticas públicas educacionais e formação dos educadores de grupos comunitários da sociedade civil organizada.

A AEEC/PE possui status de Entidade Mantenedora em convênios para escolas comunitárias de educação infantil junto às Secretarias de Educação dos municípios de Pernambuco



Para a AEEC-PE, não é possível falar em Educação Infantil sem falar em Direitos Humanos das Crianças. 

QUEM PODE TORNAR-SE ASSOCIADO DA AEEC-PE?

Grupos da sociedade civil organizada de Pernambuco, que desenvolvam atividades sócias, político-pedagógico e cultural com crianças, adolescentes, jovens, adultos e Educadores Sociais.

MISSÃO DA AEEC-PE

Estimular o desenvolvimento e a união dos EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS, visando a atender suas expectativas e necessidades, de forma ética e sustentável, promovendo ações para o desenvolvimento sociopolítico pedagógico, voltados prioritariamente para as Crianças, Adolescentes e Jovens, como direitos humanos na Educação.

VISÃO DA AEEC-PE

A AEEC-PE será referencial como entidade de educação social e comunitária destacando-se pela qualidade dos Educadores e Educadoras sociais e serviços prestados às comunidades.

VALORES DA AEEC-PE

    Credibilidade nas ações de Educação popular;

Ética na conduta correta quanto ao código de ética da categoria, estatuto da associação e pessoal;

Comprometimento: dedicação à associação e amor a profissão;

Responsabilidade no cumprimento das atividades;

Respeito aos valores internos e externos;

Inovação com base na LDB e PNE.

FINALIDADES AEEC-PE

Desenvolver atividades de apoio à educação, gestão e assessoria.

Atividades de defesa de direitos sociais e de organizações associativas.

Fortalecer o controle social na utilização dos recursos públicos aplicados em educação infantil, jovens e adultos.

Promover ações de observatório do cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE).

Contribuir em conjunto com os conselhos tutelares na fiscalização e do cumprimento do ECA, no ambiente escolar;

Estimular a participação das pessoas e organizações comunitárias.

Promover articulação dos associados;

Ofertar cursos de Ensino a Distância (EAD) ou presenciais na área de educação infantil.

Articular com instituições do poder público e privado a oferta de cursos de pedagogias e outros que proporcionem a habilitação formal dos educadores sociais das escolas comunitárias de educação infantil.

Promover seminários conferencias, palestras e encontro. Coordenar o conjunto das ações desenvolvidas pelas escolas comunitárias no atendimento dos estudantes de educação infantil à 4ª. Série, bem como a alfabetização de jovens e adultos;

Estimular a constituição e o fortalecimento de conselhos escolares e conselhos municipais de educação, como instrumentos de participação e fiscalização na gestão escolar e educacional, inclusive por meio de programas de formação de conselheiros, assegurando-se condições de funcionamento autônomo.

Promover a valorização das mulheres e combater as desigualdades;

EQUIPE ATUAL DA AEEC/PE 


DIRETORIA EXECUTIVA

Diretora Presidente: Ivanete Tavares
Diretor Administrativo: Antônio Teixeira
Diretora Financeira: Juciara Maria

CONSELHO FISCAL

Josineide Silva
Patrícia Ferraz
Oscar Correia

Inauguração da Creche Escola Ariano Suassuna - Presidente da AEEC-PE, 
Prefeito Geraldo Júlio e Primeira Dama Cristina Mello
Detalhe na fachada da Creche Escola Ariano Suassuna
A sede administrativa da Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias de Pernambuco- AEEC/PE, funciona na Rua dos Coelhos, 317– Boa Vista. CEP 50.070-550 – Recife / PE. 

Mesmo prédio do Movimento Pró criança. 

E-mail:
aeecpe@gmail.com


Fonte: folder 2019  institucional da AEEC-PE e 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As principais diferenças entre associação e cooperativa

É fundamental entender a diferença entre cooperativa e associação para adequar-se ao modelo desejado. A principal diferença entre uma e outra está na natureza dos dois processos. As associações são indicadas para levar adiante uma atividade social, o gerenciamento é mais simples e o custo de registro, menor e têm como finalidade a promoção de: •           assistência social; •           educacional; •           cultural; •           representação política; •           defesa de interesses de classe; •           filantropia. Já as cooperativas têm um objetivo essencialmente econômico, e seu principal foco é viabilizar o negócio produtivo dos associados no mercado, além de ser o meio mais adequado...

Doações de mercadorias apreendidas pela Receita Federal

Com a entrada em vigor da Lei nº 13.019/14, a possibilidade de receber doações de bens móveis considerados irrecuperáveis, apreendidos, abandonados ou disponíveis, administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, que até então era restrita às entidades que possuíam o título de Utilidade Pública Federal – UPF, ou a qualificação como Organização da Sociedade Civil de interesse público – OSCIP, foi estendido para as entidades caracterizadas como Organizações da Sociedade Civil – OSC, desde que não estejam registradas no CEPIM – Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas, do Governo Federal.   Apreensões da Receita Federal do Brasil De acordo com essa lei, que também revogou o título de UPF, são consideradas OSC as entidades privadas sem fins lucrativos, alguns tipos de cooperativa, e as organizações religiosas que possuam cunho social além do religioso. Entidades privadas sem fins lucrativos São caracterizadas como OSC, com base na L...

30 anos da comunidade Católica Boa Nova

A missa de Celebração dos 30 anos da comunidade Católica boa nova, foi presidida por Dom Magnus, Bispo da Diocese de Salgueiro. Houve outras presenças de Bispos e Padres que fizeram parte desse momento de celebração. O palco da grande festa se deu na Casa Mãe da Comunidade Católica Boa Nova (Sede) BR 101, Km 88 Sentido Jaboatão – Cabo de Santo Agostinho na Região Metropolitana de Recife.   Hamilton, Fundador da Comunidade Católica Boa Nova Logo no início o fundador da comunidade católica boa nova Hamilton Apolônio ao dar   boas - vindas a mais de 2 mil pessoas presentes, informou que por motivo de doença temporária o Arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido não se faria presente as celebrações, que foi representado pelo Padre Luciano Brito, Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital.   A presença dos bispos na celebração A mão do outro é a m...