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Responsabilidade Social

A  responsabilidade social  é um conceito amplo, relativo a empresas que além de manterem o seu negócio, se preocupam com o desenvolvimento social de todas as pessoas ou coisas envolvidas em sua cadeia de produção como comunidade, consumidores, meio ambiente, governo, etc. Esse conceito, disseminado a partir da década de 1990, no decorrer dos tempos tem sido distorcido em benefício de pequenos grupos para ganharem vantagem competitiva. Esse tema só começou a ser discutido na primeira década do século XX por Charles Eliot, John Clarck e Arthur Hakley, apesar de não ter evoluído, pois as ideias desses pensadores eram consideradas de caráter socialista. Foi nos Estados Unidos, em 1953 com o livro Social  Responsabilities of the Businessman , escrito por  Howard Bowen  que o conceito começou a se expandir e já na década de 70 surgem instituições famosas dos EUA para aprofundar o estudo sobre o tema. Quando falamos de responsabilidade social, já associamos às empresas que ajudam

Joel da Harpa manifesta apoio a demandas de agentes socioeducativos

O pagamento de gratificação de risco para agentes socioeducativos contratados temporariamente foi defendido pelo deputado Joel da Harpa (PP), no Grande Expediente desta terça (28). Atualmente, apenas servidores efetivos recebem o adicional. A demanda foi trazida à Alepe pelo MOVIMENTO VAMOS PRA LUTA dos Agentes e Assistentes Socioeducativos do Estado de Pernambuco, que realizou manifestação defendendo o pleito nas galerias da Casa. “Existem servidores mais antigos, já efetivos, que recebem adicional de risco de vida. É injusto termos pessoas trabalhando nas mesmas condições, mas só algumas delas recebendo a gratificação”, argumentou o parlamentar, que defendeu esse mesmo pleito em 2017. Joel da Harpa ainda apresentou, no último dia 21, o Projeto de Lei nº 255/2019, que muda a denominação da categoria para Agente de Segurança Socioeducativo (ASSE). A proposição do parlamentar também define que os agentes terão que ser contratados mediante concurso público e

Sessão plenária na ALEPE repercute o sistema socioeducativo de Pernambuco

Os AGENTES SOCIOEDUCATIVOS DE PERNAMBUCO das diversas unidades da FUNASE devem comparecer hoje 28/05/2019 nas galerias da ALEPE-ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO, situado na Rua da União, 397, Boa Vista, Recife, onde será repercutido a temática de interesse do sistema socioeducativo , na sessão plenária com a presença dos 49 DEPUTADOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Divulgação e convite para a categoria Um projeto de lei de autoria do Deputado Estadual Joel da Harpa , propõe a mudança de nomenclatura. Se aprovado o projeto de lei ordinária no. 000255/2019 a denominação muda de agente socioeducativo para agentes de segurança socioeducativo . Deputado Estadual Joel da Harpa Na justificativa do Projeto de Lei diz que: " A mudança da denominação do cargo de Agente Socioeducativo para Agente de Segurança Socioeducativo visa criar maior identidade entre este cargo e o que ele representa, atual e modernamente, bem como melhor adequação aos padrões já estabe

Os brasileiros querem energia solar em suas casas

Estudos de viabilidades antes da  Geração Solar compartilhada Uma pesquisa realizada pelo Data Folha, encomendada pelo Greenpeace, constatou que 72% dos consultados, usariam a energia renovável se o preço fosse mais acessível. A pesquisa indicou: economizar dinheiro para essas pessoas, é mais importante do que o fator ambiental. Os dados informam, 48% dos entrevistados pensam que a instalação de placas solares em sua residência pode reduzir o valor da conta de luz. Além disso, 17% afirmam que gostaria de serem independentes de qualquer distribuidora de energia elétrica. Dos 72%, somente 16% comentaram sobre as vantagens ambientais como uma das principais razões. A questão financeira também é um dos critérios dos consultados, quando pensam na possibilidade da instalação de placas solares. Para mais da metade dos entrevistados, só é possível ter energia solar quem tem casa própria. Igualmente, 54% acreditam que é só para quem tem uma condição financeira favorável. Qua

AEEC/PE rumo aos 34 anos

Em 02 de outubro de 1985 nascia e se constituía a Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias de Pernambuco – AEEC/PE Escolas comunitárias de Pernambuco surgiram como uma alternativa de educação, para atender as crianças e adolescentes que estavam fora das escolas, inicialmente dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Recife. A conquista da cidadania através da consecução dos direitos inalienáveis (educação, saúde, lazer, moradia, trabalho), assegurados pela constituição federal, tem sido um dos principais marcos da organização das comunidades, das escolas comunitárias e dos educadores que as constitui.  A metodologia aplicada nas escolas foi construída durante o processo de ensino aprendizagem e é inspirado na identidade de classe existente entre professores e alunos, no resgate dos valores socioculturais e políticos das comunidades, no fortalecimento da autoestima dos alunos, e principalmente no conhecimento dos di

O que é Comunidade?

Comunidade   é um substantivo feminino usado em sentidos diversos. É um grupo local, de tamanho variável, integrado por pessoas que ocupam um território geograficamente definido e estão irmanados por uma mesma herança cultural e histórica. Comunidades Eclesiais de Bases Geralmente, a comunidade é definida como uma unidade constitutiva de uma sociedade mais ampla, mas as sociedades tribais, que podem ser consideradas protótipos de comunidades, representam muitas vezes, unidades autossuficientes e soberanas. As comunidades variam quanto ao tamanho e à organização, compreendendo tipos bem diferentes, podendo ser uma aldeia ou uma grande cidade. Entre esses dois extremos observa-se grande número de comunidades intermediárias, onde todas elas apresentam qualidades comuns: o habitat definido e instituições sociais suficientemente desenvolvidas para satisfazer as necessidades da população. Comunidade é um agrupamento de pessoas que vivem dentro de uma mesma áre

Se unir para gerar a própria energia!

Você sabia que diferentes empresas podem se unir para gerar a própria energia e  economizar ? Isso é possível graças a uma modalidade de energia solar instituída pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Trata-se da chamada  geração compartilhada . Nela, os créditos gerados pelo sistema são compartilhados entre as empresas integrantes do projeto. No post de hoje entenda como funciona a geração compartilhada e como colocá-la em prática junto com empresários da sua região. Exemplo de geração compartilhada solar O que é geração compartilhada? Criada em 2015, através da  Resolução Normativa nº 687  da ANEEL, a geração compartilhada é uma modalidade de geração distribuída de energia solar. Já falamos sobre a geração distribuída  aqui no blog , mas para lembrar rapidamente, trata-se da decisão de não se sujeitar às políticas governamentais que impactam diretamente no preço das contas e nem ser obrigado a comprar a energia da concessionária, a partir do momento